segunda-feira, 29 de junho de 2009

lobo


O lobo, Canis lupus é um mamífero selvagem, pertencente à família dos canídeos e é considerado o ancestral do nosso cão doméstico. Tem uma extensa distribuição geográfica, ocorrendo na Europa, Ásia e América do Norte. Durante os séculos, o lobo foi um dos animais mais temidos e odiados pelos homens, a caça e destruição do seu habitat o levou a extinção em várias regiões em que antes ele era comum.
Os lobos têm os maxilares fortes com dentes afiados. Os machos adultos podem medir 2 metros de comprimento (com a cauda) e pesam até 80 kg. Têm uma visão muito boa. Têm a audição muito aguçada e um olfato apurado. Eles caçam em grupo. Alimentam-se de cervos, alces, carneiros, bisões, pássaros, peixes e serpentes.
A loba tem em média seis crias de uma vez, que nascem cegas e sem defesa.
Em 24 horas, um lobo cinzento pode percorrer 200 km enquanto vigia seu território.
O período de domesticação do lobo foi conturbado. A hipótese mais provável é que os homens teriam percebido que os lobos eram melhores caçadores assim começaram a seguir estes animais, chegaram ao ninho e capturaram alguns filhotes, criaram-nos. Eles ajudavam na caça e na defesa da tribo em troca das sobras dos alimentos, apenas os de bom comportamento tidos como submissos aos homens tinham o direito de procriar gerando assim filhotes cada vez mais domesticados.

domingo, 28 de junho de 2009

o menor cão do mundo



Brandy é o nome do cachorro, que tem 4 anos de idade e é o menor cachorro do mundo em comprimento (da ponta do nariz até a cauda) pois ele mede 15,2cm. Ele é um pouco maior que uma latinha de refri e nunca latiu.

O menor cão do mundo


Boo Boo, uma cachorrinha de apenas 10,16 cm de altura e pesando 675 gramas é oficialmente o menor cachorro do mundo segundo o Guinness Book of World Records.

O maior cão do mundo


o maior cão do mundo. O seu nome é Hércules e pelas informações que que se encontravam na internet o animal recebeu recentemente uma distinção honrosa pelo Guinness como sendo o maior cão do mundo. Hércules é da raça Mastim Napolitano, tem um pescoço de 96cm e pesa mais de 100kg.”

sábado, 27 de junho de 2009

Campanha: Adotar é tudo de bom


Esta é a Campanha Mundial que a Pedigree faz desde 2004. Logo no seu lançamento foram arrecadados U$ 750.000 para ajudar os cachorros abandonados a encontrar novos lares.No Canadá foram realizadas diversas ações de impacto nos pontos de venda, gerando participação imediata dos consumidores e futuros donos dos cães até então abandonados.Países como: França, Alemanha, Irlanda, Reino Unido, África do Sul e Austrália participaram da campanha e tiveram grande êxito.

No Brasil, a campanha que abraçou a internet em 2008 foi um sucesso, foram 3192 propostas de adoção para Sissi, Marilu e Lord. Esta ação contou com grandes parceiros como Google, Yahoo e Msn. A campanha ganha força no Brasil. A meta é arrecadar e doar R$ 1 milhão até outubro de 2009.Em Toledo - PR, a Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (AFOCATO) tenta com máximo de esforço, pouquíssimo recurso e muito amor, ajudar os cães abandonados da cidade. Devido a falta de estrutura, os animais da associação precisaram ser encaminhados para uma ONG em Guaíra – PR. Mas este panorama começa a mudar. A prefeitura de Toledo concedeu um terreno para a construção de um novo canil para a AFOCATO, mas ainda é necessário realizar muita coisa.O slogan “Um amigo não se compra, ADOTE” incentiva as pessoas interessadas em ter um cãozinho de estimação a adotar um em vez de comprar.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Hamster


Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.
É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.


Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.
O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muito deles habitam regiões semi-desertas onde vivem em tocas.
Estas tocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida ou dormir. Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles enxergam muito mal , mas têm o olfato apurado e uma excelente audição.
Muitas espécies de hamsters têm as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardada em sua toca.
A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas.
Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso
As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro).


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 21 de junho de 2009

Esquilo


O esquilo é um mamífero roedor da família Sciuridae. No Brasil, o esquilo também é conhecido por serelepe, caxinguelê, caxinxe, catiaipé, quatimirim, quatipuru ou acutipuru. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem sementes com facilidade, principalmente bolotas. O esquilo é um animal arborícola, vive nas copas das árvores, de onde saltam de um ramo para outro, seus saltos chegam a atingir até 5 metros de comprimento, sem temer a queda.
As sementes são as principais fontes de alimentação, mas também consomem insetos e frutas. Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá.
Constroem ninhos com folhas e galhos, para abrigarem as suas crias da chuva e do vento, em ramos muito altos, em árvores como a cajarana. Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que variam de 3 a 10 por ninhada. Quando adulto, seu corpo chega a medir 25 cm e o rabo 30 cm ou mais.

Wikipédia

sábado, 20 de junho de 2009

Urso Panda



Os pandas vivem nas florestas da regiões montanhosas do sudeste da China (esta região é seu habitat natural)
Vivem em cavernas e no oco de árvores
Apesar de serem carnívoros, alimentam-se principalmente de folhas e brotos de bambu. Comem também alguns
insetos e ovos como fontes de proteínas
Possuem um comportamento dócil, tranquilo e tímido. São raros os casos em que um urso panda atacou um ser humano.
São também chamados de: urso felino, urso de faixa e gato ursino
Ao contrário de outras espécies de ursos, os pandas não hibernam durante o inverso
Durante a fase da primavera ocorre o acasalamento, sendo que os filhotes, geralmente dois, nascem na época do inverno
As patas do urso panda possuem cinco dedos
Os filhotes de urso panda nascem com, aproximadamente, 2 kilos de peso
Possuem dentes e mandíbulas muito fortes para poderem triturar os brotos de bambu
Em média um urso panda vive durante 12 anos
Esta espécie encontra-se em situação de extinção provocada, principalmente, pela baixa taxa de natalidade, caça indiscriminada (no passado) e pela destruição das florestas onde vivem. A reprodução em cativeiro ocorre em diversos zoológicos e centros de pesquisa animal espalhados pelo mundo
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: 1.5 metro em médiaGestação: 7 a 9 mesesCor: preto e brancoPeso: pode chegar a 150 kilos

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Gato


O gato doméstico (Felis silvestris catus), vulgarmente conhecido apenas por gato, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação, sendo um predador natural de animais como roedores, pássaros e lagartixas. A primeira associação com os humanos de que se tem notícia foi há cerca de 9500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga.
O seu mais antigo ancestral conhecido é o
Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução desse animal deu origem ao Dinictis, espécie que já possuía a maior parte das características presentes nos felinos atuais.
A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras onde atualmente está o Egito.

jabuti


Ele é um bicho pré-histórico, quieto, porém muito dócil que se adapta à vida moderna. Rústicos e resistentes, os jabutis somam mais de 40 espécies em todo o mundo. Sua vida é levada com vagar. Adora ser afagado e todas as suas tarefas são demoradas. Cortar um grande pedaço de comida, cavar um bom buraco para enfiar a cabeça pode levar um bom tempo. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo, põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte como se estivesse morto. Provavelmente, é o mais lento animal entre os vertebrados.No Brasil duas espécies são originárias das florestas úmidas. Uma delas é a Geochelone carbonaria, conhecida como Jabutipiranga e a outra é a Geochelone denticulata também chamada de Jabutitinga.

domingo, 14 de junho de 2009

Pastor alemão

O Pastor Alemão, é uma das raças de cães mais difundidas e estudadas de todo mundo, apesar de não ser considerada uma raça antiga.Suas origens remonta ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e de movimentação rápida acompanhada de um mínimo gasto de energia, além de uma inteligência excepcional, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Para essa função foi criada toda a família dos cães pastores. Durante mais de 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães pastores ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, por Max Von Stephanitz. O Pastor alemão é uma raça de cães de guarda. É muito rápido, agil, forte e preparado, sendo considerado um dos cães mais inteligentes do mundo atrás apenas dos poodles e border collies. Foi considerado 3 vezes o melhor cão para se adestrar. Um dos maiores cães de guardas na segunda guerra mundial recebeu o apelido de 'el diablo' (o diabo, em português). Devido a sua alta popularidade é comum encontrar ninhadas sem pedigree, o que é um alto risco para o comprador, que pode adquirir um cão com desvios de temperamento - desde o mais dócil ao mais agressivo. A compra de um cão equilibrado e com a máxima garantia de sucesso só é segura se com pedigree.O Pastor Alemão é a única raça que consegue reunir tantas aptidões, como cão pastor, cão de busca e salvamento ,farejador, graças ao seu olfato extremamente desenvolvido, guia de cegos, por sua inteligência e docilidade, cão de companhia por sempre estar querendo agradar o dono, cão de polícia, cão de guerra, e finalmente para guarda por sua agilidade no ataque e latido prolongado.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Yorkshire Terrier


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:


O yorkshire terrier é um cão de porte pequeno de origem escocesa
O peso dos cães desta raça varia entre 2 e 3,5 quilos podendo ser um pouco mais ou menos.
A pelagem destes animais caracteriza-se por ser lisa, fina,, brilhante e longa
A cor do yorkshire terrier é "azul aço" com partes loiras (cabeça, pernas, peito)


COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:


O yorkshire terrier é uma raça de cão ativa e participativa
Possui um comportamento carinhoso e doce
É muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família
Adora brincar e participar de atividades divertidas
Gosta de receber atenção, principalmente do dono
Um comportamento típico desta raça é o andar atrás do dono
Quando recebe atenção, costuma retribuir com atitudes amáveis.
Adapta-se facilmente em locais pequenos como, por exemplo, apartamentos e casas sem quintal

Dálmata


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Os cães da raça pesam entre 25 e 30 quilos
A altura destes cães variam entre 50 a 60 cm (machos) e 50 a 55 cm (fêmeas)
Uma das características mais marcantes dos dálmatas é a cor. São sempre brancos com machas pretas ou castanhas
Os pêlos desta raça são lisos, curtos, brilhante e densos
As orelhas são arredondadas e voltadas para baixo
As manchas da cabeça, cauda e orelhas são menores daquelas apresentadas no corpo
Possuem o peito fundo

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os dálmatas são cães inteligentes
Demonstram facilmente, através de latidos ou manifestações corporais, o que estão querendo
Possuem o faro desenvolvido, pois fazem parte da família de cães farejadores
Com os donos e pessoas conhecidas apresentam um comportamento tranqüilo.
Com pessoas desconhecidas podem ser agressivos. Esta característica faz do dálmata um ótimo cão de guarda
Quando acostumados, costumam manter um bom relacionamento com outros cães e até mesmo algumas espécies de animais.
São cães companheiros

Rottweiler



Rottweiler


Rottweiler é uma raça de cães de origem alemã, de porte médio e compleição robusta e musculosa. A pelagem é preta com manchas em tom ferrugem ou fogo bem definidas na cabeça, tórax, pernas e patas. São corajosos, ágeis e resistentes. A expressão é de alerta e a expectativa de vida é de 10 a 12 anos. Precisam de espaço para se exercitarem, não é aconselhável que fiquem presos ou acorrentados. São excelentes cães de guarda e companheiros, pois são fiéis, obedientes e dóceis com os donos, muito afáveis com crianças e pouco sociáveis com pessoas estranhas ao seu convívio.

Filhote de um ano de RottweilerO ataque e a mordida dessa raça é poderosa (chegando a 2 Toneladas por Cm3), desse modo, os cuidados que se deve tomar com os cães dessa raça são o adestramento básico a partir de seis meses de vida e também a prevenção da displasia, dentre outros cuidados comuns a todos os cães.

Para quem não tem experiência com a raça e pretende adquirir um exemplar, é recomendado um filhote de mais ou menos quatro meses e de preferência fêmea, pois é mais facilmente adestrável devido à idade e por ser, na fase adulta, mais afável e menos dominadora que o macho, tal qual a maioria das raças.

O Rottweiler é um trotador. A movimentação é harmoniosa, segura, potente e desembaraçada, com forte tração e poderosa propulsão. Anteriores e posteriores movimentam-se sem desvios para dentro ou para fora, as pegadas traseiras devem tocar as pegadas dianteiras. No trote os quartos dianteiros e traseiros são mutuamente coordenados enquanto que o dorso permanece firme; quando a velocidade aumenta as pernas convergem sob o corpo na direção da linha central.

altura: 58 para 69 cm

peso: 41 para 50 Kg

chihuahuas


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Esta raça de cão caracteriza-se pelo tamanho pequeno, pois é a menor raça de cão do mundo
É uma raça de origem mexicana
Existem duas variedade: uma de pêlos curtos e outra de longos.
Possuem grandes orelhas apontadas para cima
O peso dos chihuahuas pode variar entre 500 gramas e 3 quilos
A altura média é de 10 a 15 cm
Apresentam-se em várias cores, porém as mais comuns são branco, preto, castanho e combinações destas cores.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Possui um temperamento dócil, porém quando provocados, tornam-se nervosos e irritados
São cães inteligentes e muito espertos
Apegam-se facilmente aos donos, tornando bons companheiros
Por serem pequenos, adaptam-se facilmente em ambientes pequenos (casas com quinta pequeno, apartamentos)
Possuem o instinto de caça, podendo perseguir e capturar pequenos ratos
Tornam-se ciumentos com relação ao dono

Cocker Americano

Cocker Americano



Obtido nos Estados Unidos através de cuidadosas seleções realizadas com o Cocker Spaniel Inglês, a variedade norte-americana diferencia-se principalmente por algumas características como estatura, coloração da pelagem, orelhas, etc.A popularidade da raça é notável. Trata-se de um cão afetuoso e muito fiel. O Cocker Americano adapta-se muito bem a vida em família, motivo que o tornou ainda mais conhecido como cão de companhia que o Cocker Inglês. No campo, o Cocker Americano mostra-se excelente caçador, resistente, ágil, veloz e sempre incansável na busca.É um cão de aspecto agradável, vivo e alegre, robusto e equilibrado em todas as partes.

Quando está em ação, deve demonstrar aptidões para o trabalho, sem desequilíbrio no comportamento, nem timidez.Seus olhos são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pêlos longos, e sedosos, lisos ou ondulados. Quando o cão está em atividade, o movimento da cauda é incessante.A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, nunca encacheado, de textura sedosa e comprimento médio.A altura do Cocker Americano é, em média, de 38 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 35,5 para as fêmeas

Beagle


Bleagle



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Os cães da raça beagle medem, em média, entre 35 e 45 cm
O peso desta raça varia de 15 a 23 kg
A pelagem destes cães é curta, resistente e densa
Podem apresentar duas cores (branco e marrom) ou três (branco, preto e marrom)
As orelhas são longas e com as pontas arredondadas
Os olhos são de tamanho médio, distantes um do outro
É uma raça cuja origem é o Reino Unido

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os beagles são ativos, gostam de brincar e apresentam-se quase sempre alegres
Apresenta habilidades voltadas para a caça
É fácil de ser adestrado
Não apresenta características de agressividade, sendo muito independente
É muito inteligente e esperto nas atividades cotidianas
Necessita praticar atividades de elevado consumo de energia. Ideal para criar em casas com quintal grande
É um animal com fácil adaptação para a vida doméstica

Dobermann


Dobermann




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Os cães da raça dobermann medem, em média 70cm de altura
São cães musculosos e bem fortes
Possuem pêlos curtos, espessos e duros
As cores mais comuns são: preto com manchas castanhas e marrom com manchas castanhas
Mantém quase sempre uma postura ereta e firme
As orelhas posicionan-se apontadas para cima
Posicionam-se com as pernas de forma firme
Esta raça é de origem alemã

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os dobermanns são muito velozes, podendo atingir até 60 km/h
Os cães desta raça são atentos, transformando-se em ótima opção para a guarda de casas e empresas
Possuem um temperamento firme e estável
São obedientes, quando adestrados corretamente
É considerada uma das raças de cães mais inteligentes
Os dobermans são ágeis e rápidos em suas ações
Possuem uma mordida muito forte

Chow-Chow

Chow-Chow





CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Esta raça de cão apresenta altura que variam de 45 a 50 cm
Possuem orelhas arredondadas e cabeça larga
Uma das características físicas mais marcantes da raça é a presença de pelos longos na cabeça, lembrando uma juba de leão
A língua dos chow-chows é azulada
O pêlo desta raça é liso, resistente e denso
As cores mais comuns são: preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela
É uma raça de origem chinesa

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Possui um comportamento dócil (quando bem tratados), porém é necessário que o dono faça um trabalho de socialização (com pessoas e outros animais).
Possuem uma natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas
É uma raça de cachorro muito independente e inteligente
É um cachorro difícil de ser adestrado
É afetuoso, porém demonstra pouco este sentimento
Quando querem carinho, costumam colocar a pata debaixo da cabeça ou lamber o dono
Possuem o instinto de caça. Na cidade, podem caçar ratos, pássaros ou outros animais de pequeno porte
Costumam latir pouco, porém quado latem é porque alguma coisa esta errada

Labrador


Labrador


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:

O labrador é um cão cujo peso varia de 35 a 43 quilos
A altura do labrador fica entre 55 e 58 cm na cernelha*
As cores mais comuns são: amarelo, marrom chocolate e preto
Possuem dupla camada de pêlos: uma externa que é dura e comprida e, abaixo desta, uma pelagem fina e macia
As orelhas são em formato triangular, de tamanho médio e caídas

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

O labrador é muito brincalhão e ativo
São fiéis e muito obedientes
Gostam muito de exercícios físicos, principalmente nadar
Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias, assistentes e na prática da caça
São facilmentes adestrados e treinados para funções específicas
Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família
Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família
Possuem muita e energia, logo necessitam de muita atividade física.

Buldogue Inglês

Bulldog Inglês



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Os cães da raça Bulldog Inglês possuem, em média, de 40 a 55 cm de altura
O peso varia entre 20 a 30 kg
É uma raça de porte forte, musculosa e troncuda
Possuem orelhas pequenas, boca larga e maxilares fortes e largos
O focinho é curto e achatado
As cores mais comuns desta espécie podem ser branca ou branca com marrom claro
Possuem pescoço curto, porém bem grosso e firme
Possuem pelagem curta, lisa e de textura fina

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os buldogues possuem fama e aparência (fisionomia) de cães bravos. Porém, são bem amigáveis, alegres e adoram brincar. Atacam, para se defenderem, somente quando são agredidos com violência
É uma raça de cão muito teimosa
É uma raça muito inteligente e extremamente fiel ao dono
Possuem pouca necessidade de atividades físicas. Adaptam-se facilmente em ambientes pequenos. Porém, assim como todas as raças de cães, necessitam de caminhadas diárias caso habitem em apartamento
Se bem adestrados, apresentam características de excelente higiene e obediência
Ótimo cão para companhia, costuma integrar-se facilmente ao ambiente familiar.

Border Collie


Border Collie




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Os cães desta raça pesam entre 15 e 23 kg
O tamanho varia entre 40 e 55 cm
A cor mais comum entre os cachorros desta raça é a combinação de branco e preto
Com relação ao pêlo, pode encontrar dois tipos de animais: com pelo longo (em média 7 cm de comprimento) e pêlo curto ( 3 cm de comprimento)
As orelhas são de tamanho médio

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os cães da raça border collie possuem uma enorme habilidade para atuar como pastores, pois são descendentes de cães pastores da Escócia
São muito inteligentes e atentos
Possuem características que facilitam muito o adestramento
Desenvolvem uma grande amizade, obediência e respeito com o dono
Possuem uma grande agilidade e não ficam cansados facilmente
Necessitam praticar atividades com alto gasto de energia.
Esta raça não é recomendada para viver em apartamento. Caso isto ocorra é necessário levar o animal para caminhadas diárias.

Poodle


Basset Hound



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Esta raça de cão caracteriza-se por apresentar patas curtas e grossas.
O Basset Hound surgiu do cruzamento de duas raças: Beagle e Bloodhound
Pesam entre 20 e 30 kg e a estatura média fica entre 34 e 38 cm.
É um cachorro cujo formato do corpo é comprido, possuindo pele frouxa
Possuem pelo liso e curto, as orelhas são compridas e o pescoço grosso
A maioria dos cães desta raça possuem duas cores (marrom e branco ou marrom e preto) ou três (marrom, branco e preto)
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Possui um faro bem desenvolvido, sendo um excelente cão caçador
O Basset Hound é uma raça muito companheira e de comportamento calmo e amigável. São animais sensíveis e dóceis, excelentes para quem tem crianças.
Por gostarem de atenção, não é recomendado deixar este cão sozinho
Por ser uma raça com faro apurado, é comum perseguirem, na rua, pedestres, pássaros e outros animais. Logo, é recomendado ao dono sair com o cão portando coleira
É uma raça difícil de ser adestrada
Costumam latir quando querem alguma coisa.
Costumam comer muito. Para gastar a energia acumulada, gostam de brincar e fazer caminhadas.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Poodle





História do Poodle
Acredita-se que o corte tradicional de pêlos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidas com pêlo alto para protegê-los do frio.O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água. Apesar de se achar que seja uma raça de origens francesas, muitos perítos acreditam que o Poodle é originário da Alemanha ou da Rússia, mas podendo vir da Ibéria. Raças relacionadas são o Cão de água Português e o Cão D'Água Irlandês.Temperamento do PoodleSão inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoado. Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras. São cães extremamente orientados às pessoas e, conseqüentemente, zelosos à elas.São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família. Os Poodles de tamanho gigante e médio tendem a ser bons com crianças. Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis e atléticos, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios. São cães que demonstram grande afetividade com relação aos donos.
Características físicas do PoodleAs cores dos poodles variam entre preto, branco, marrom (ou chocolate), cinza e abricó. Cães com cores parciais (mescladas) existem, mas não são aceitos em exibições oficiais. O pêlo do corpo dos animais é naturalmente encaracolado. O pêlo das orelhas pode ser reto ou um pouco encaracolado. Com escovação o pêlo do cão continua ondulado ou encaracolado, porém fica mais macio.Existem vários métodos de tosa para os poodles. Para apresentações em competições, existem apenas três tipos aceitos: o corte de filhote (para cães com até um ano de idade), o "corte Continental" ou "corte de Leão" (com a sua reconhecível juba) e a "tosa inglêsa de sela" (com braceletes nas pernas. Sem tosa regular, o cão fica com o pêlo "trançado" (semelhante à dreadlocks), assim como são os cães da raça Puli.Poodle de pêlo trançado O Poodle de pêlo trançado é o Poodle cujo pêlo foi deixado crescer livremente, sem que fosse feita tosa, ficando com a aparência de tranças ou cordões (em inglês chama-se Corded Poodle, literalmente poodle "atado com corda").Alguns Poodles têm pêlos que naturalmente se amarram, outros requerem que alguém trance seus pêlos, mas virtualmente todos os Poodles são capazes de ter o pêlo trançado desde que seu pêlo adulto já tenha se estabelecido. Uma vez feitas, as tranças não podem ser desfeitas, sendo necessária a tosa total para que o pêlo cresça normal.Os historiadores acreditam que os primeiros cães desta raça eram trançados, porém, pela dificuldade inerente à manutenção deste tipo de pelagem, começaram a ser preferidos os de pêlo lanoso.Utilidade do PoodleHoje em dia, Poodles são geralmente mantidos como cães de estimação. Entretanto, é uma raça versátil capaz de caçar, rastrear, proteger ou entreter. Nas alfândegas francesas, por exemplo, os Poodles são usados para encrontrar substâncias ilegais. Por causa de seu tamanho modesto, sendo mais adeqüados para vistoriar compartimentos de carros e trens, do que raças maiores como o Pastor Alemão. Sua inteligência e corpo atlético fizeram do Poodle uma raça popular em performances circenses. Podem competir bem em esportes caninos, como o agility, apesar de que sua natureza independente ou brincalhona pode algumas vezes distraí-los do foco e direção necessária para esses esportes.